PRÁTICA PEDAGÓGICA DO GRUPO 4


RELATÓRIO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA





Relatório feito pela professora Jeanne Alencar, que foi professora aqui desde 2004 e  coordenadora em nossa UMEI no ano de 2009, as fotos são do nosso arquivo pessoal.

Com o início de um novo ano é natural criarmos nossas expectativas e fazermos planos... As crianças chegam num novo grupo, agora Grupo 4! As famílias cheias de perguntas e anseios, as crianças ansiosas para o recomeço das aulas e para rever os amigos! Quais serão as novidades?
Tudo se deu de forma tranqüila e natural. A adaptação das crianças foi rápida e harmoniosa, pois o grupo já se conhecia e a maior novidade era a professora nova, a mudança de sala e as propostas para o Grupo 4!

Iniciamos o convívio de forma a conhecer o grupo como um todo, identificando o perfil de cada integrante da nossa classe, conhecer sua história e descobrir suas curiosidades! Tudo isso ocorreu com muitas rodas de conversa, brincadeiras e jogos coletivos! Logo, sentimos a necessidade de construir nossos COMBINADOS para mantermos uma boa disciplina e organização, o que proporciona um trabalho mais tranquilo e proveitoso para todos!


No cotidiano fomos sentindo a necessidade de organizar a forma de quem seria o AJUDANTE DO DIA (cargo concorrido!) para que todos pudessem participar. Confeccionamos um cartaz onde todos os dias escolhemos a criança responsável por ajudar na organização da sala e auxiliando a professora no que for necessário. Esse tipo de atividade permite que as crianças ganhem uma “responsabilidade”, busquem a cooperação, trabalhem a desinibição e linguagem oral, principalmente quando vão dar um recado ou pedir um objeto emprestado em outra classe a pedido da professora.



Saber se havia mais meninos ou meninas na turma foi uma curiosidade de imediato! Trabalhamos, então, com o GRÁFICO de barras onde cada criança postou seu quadradinho. Registramos as quantidades e aproveitamos para explorar ideias de adição e subtração: Quantos meninos têm a mais que as meninas? Se juntarmos o total de meninos e meninas quantas crianças temos na turma? O gráfico, assim como os combinados e o ajudante, passou a fazer parte da identidade do G4-B.


Após o período de adaptação e construção de identidade da classe, partimos para o registro das atividades cotidianas que abrangem áreas do conhecimento como a Matemática, Linguagem Oral e Escrita, Natureza e Sociedade, Artes, Movimento, Vivenciando Valores, o Brincar...





As RODAS DE HISTÓRIA são momentos que encantam aqueles olhares atentos por ilustrações chamativas, por vozes e sons, fisionomias e movimentos dramatizados pela professora. Ajudam, com entusiasmo, a recontar a história e pedem pra repeti-la por várias vezes! Nesses momentos temos o objetivo de desenvolver a linguagem oral, a sequência lógica dos fatos, a ampliação do vocabulário, a interação com o grupo, o despertar pelos livros. Buscamos registrar esse tipo de atividade registrando a escrita do título e desenhando a parte que mais lhe chamou a atenção. Ainda dentro da área da LINGUAGEM posso citar o trabalho com quadrinhas, poemas, poesias, letras de músicas, brincadeiras cantadas, escritas significativas, trabalho com palavras que vamos colecionando ao longo das atividades realizadas (vão para o Banco de Palavras), e placas dos nomes. Tudo isso com a proposta de ampliar o conhecimento das crianças sobre o mundo letrado em que vivemos e contribuir para a evolução dos pequenos no que se refere à aquisição da leitura e da escrita.




O CARNAVAL trouxe muito brilho e alegria! Confeccionamos máscaras gigantes para enfeitar a escola, confeccionamos as nossas próprias máscaras e fizemos rodas informativas para conhecer um pouco desta festa folclórica que agrada muito as crianças! No nosso baile muita alegria, música e crianças fantasiadas dançavam felizes ao lado dos amigos com as marchinhas tradicionais. A palavra “CARNAVAL” foi para o nosso “BANCO DE PALAVRAS” por ser uma palavra que se tornou significativa para o grupo.


Além da identidade da turma, foi importante o resgate do trabalho da IDENTIDADE individual através dos nomes próprios, a família, suas preferências, seu corpo, sua escola...
“A escrita do nome próprio é uma das mais importantes conquistas do educando que entra no mundo das letras. Para ele, o conjunto de letras que compõem seu nome o representa, proporciona a percepção de si como um ser social, com um nome próprio que o distingue, diz algo sobre sua identidade, sua filiação, sua história. A escrita do nome próprio tem papel fundamental no processo de alfabetização do educando, pois representa um passo importante de sua entrada no mundo da escrita.”
O trabalho diário com as placas dos nomes já traz resultados visíveis dentro do grupo. As crianças já reconhecem o próprio nome e dos amigos e avançam para a escrita do próprio nome sem apoio visual!



As BRINCADEIRAS e JOGOS permeiam o nosso trabalho buscando o respeito às regras, a interação, a aprendizagem de forma significativa e o registro, onde, muitas vezes, utilizamos do traçado de letras e números para o desenvolvimento desta habilidade, que se encontra em processo de construção. Jogos como Amarelinha e Boliche se tornaram os prediletos do G4-B!

Dentro de “MOVIMENTO” fizemos várias brincadeiras como:
* Pato, pato, ganso
* Corre-cutia
* Morto/vivo
* Circuito com bolas
* Dança das cadeiras, entre outras, a fim de aprimorar os movimentos amplos.




A ROTINA passou a ser traçada na lousa diariamente para que as crianças pudessem compreender:
* a importância de se organizar no
tempo;
* a escrita das palavras do nosso dia a
dia (PARQUE, LANCHE,RODA...)
* a importância de cumprir com os
combinados para a boa realização da
rotina;
* a questão temporal (ex.:manhã,
tarde, hora do almoço, lanche, saída).
Passaram a participar da construção dessa rotina de forma ainda mais eficaz: escrevendo na lousa com o meu auxílio! Momento propício para compreender ainda mais o processo de construção da escrita e o direcionamento e traçado das letras!



Em MATEMÁTICA, além dos jogos, desafios e propostas de registros diários, começamos o trabalho com a COLEÇÃO de tampinhas! Essa atividade envolveu as crianças e famílias de forma contagiante! Todos contribuíram com muito empenho e entusiasmo! (Aproveito a oportunidade para agradecer às famílias pela colaboração)
Ressalto aqui, que esta atividade possibilita:
* A construção da noção de
número
* Conhecer a escrita de
números com mais de um algarismo;
* Compreender o sistema de numeração decimal;
* Resolver situações-problema envolvendo a ideia de adição e subtração;
* Exercer a contagem periódica de objetos (de forma significativa);
* Classificar, seriar, quantificar, representar numericamente.


O nosso projeto anual “TERRA, PLANETA ÁGUA” iniciado no mês de março veio com o objetivo de sensibilizar e conscientizar as crianças (e, consequentemente, a comunidade) para a preservação do meio ambiente e o uso racional da água no nosso dia a dia.
Foi apresentada às crianças a música PLANETA ÁGUA, de Guilherme Arantes para o incentivo e levantamento de hipóteses sobre o tema. As crianças mostraram grande interesse pelo manuseio do globo terrestre e na confecção do globinho para comemorarmos o Dia Mundial da Água. Confeccionamos uma pia, de papelão, com dicas de economia de água. O projeto segue “de vento em polpa” e traz muitas propostas envolventes e experimentos pela frente. Continuem acompanhando!




As ARTES e a COORDENAÇÃO MOTORA FINA caminham juntas! Através de atividades de pintura com os dedos, com pincéis, rolinhos e outros instrumentos, rasgagem, recorte, colagem e modelagem propiciamos o desenvolvimento da criatividade, a noção de espaço, limite, cores e misturas, simetria, desenvolvimento dos pequenos músculos, o prazer da criança e sua autoestima! É importante ressaltar que as atividades devem estar de acordo com a faixa etária e capacidades das crianças para que sejam estimuladoras e significativas! No G4-B os momentos com tinta são sinônimo de empolgação e alegria! Como têm prazer em manusear esses materiais! Durante uma das atividades vibraram com a descoberta de novas cores a partir de misturas.

"Soubéssemos nós adultos preservar o brilho e o frescor da brincadeira infantil, teríamos uma humanidade plena de amor e fraternidade. Resta-nos, então, aprender com as crianças." (Monique Deheinzelin)



O BRINCAR tem um papel fundamental na formação das crianças! Nesses momentos ela se coloca, expressa-se através de atividades lúdicas mantendo a sua espontaneidade. Ela transmite mensagens e mostra como ela enxerga e interpreta o mundo à sua volta.
Brincando a criança desenvolve potencialidades; ela compara, analisa, nomeia, mede, associa, calcula, classifica, compõe, conceitua, cria, disputa o brinquedo e argumenta. Tudo isso possibilita a criança a desenvolver a sua inteligência, sua sensibilidade, habilidades e criatividade, além de aprimorar a sua socialização e comunicação. Portanto, o ato de brincar é parte integrante da nossa rotina! Na hora do Parque ou nos momentos do “brinquedo de casa”, o imaginário passa a ser o fator preponderante: motocas viram carros de bombeiros (em alta velocidade!), meninas viram mamães e meninos são papais e filhinhos e ajudam nas tarefas da casa, como lavar louça e dar banho no bebê (mesmo que seja na areia!).

O projeto semestral do G4-B, “O POTE VAZIO”, surgiu diante do tamanho interesse das crianças pela história. Durante uma roda de leitura para trabalharmos valores como verdade e honestidade, a emoção das crianças saltou pelos olhos (de algumas, literalmente!). Não houve dúvida: surgia ali o nosso projeto com o objetivo de contribuir para a autonomia moral e destacar o papel da
Educação Infantil na construção do ser autônomo, capaz de resolver situações-problema e, ser feliz com responsabilidade, por suas escolhas! As famílias conheceram a história através da visita do livro à casa de cada criança! O trabalho vem sendo desenvolvido através de um fichamento literário, rodas de conversa e confecção de trabalhos artísticos relacionados ao livro. A culminância do trabalho vocês verão na exposição do mês de junho. Aguardem!

Os momentos de REFEIÇÃO têm uma rotina já estabelecida e seguida pelas crianças. Fazemos a higiene das mãos antes de irmos ao refeitório, nos organizamos nas mesinhas sem muito barulho, e as crianças aguardam a vez de serem servidas. Já fazem uso dos talheres e guardanapos com independência! O incentivo à boa alimentação e às boas maneiras é permanente! Ao término das refeições verificamos se não ficou nada sobre as mesas, organizamos as cadeiras nos lugares para que a próxima turma tenha uma refeição tão agradável quanto à nossa! Acreditamos que os bons hábitos são formados desde muito cedo e aproveitamos os momentos em grupos para fortalecer tais comportamentos!



As ATIVIDADES DE SOCIALIZAÇÃO como os momentos de quadra, corredor e parque trazem, além da interação, o desenvolvimento e aprimoramento de aspectos como: movimentos amplos, convivência, respeito, companheirismo, argumentação, controle de si, partilha e propiciam, claro, muita alegria! Esses momentos fazem parte da nossa rotina
diária e, são aguardados com ansiedade! Enquanto as crianças brincam, são observadas e incentivadas a ampliarem suas habilidades em todos os campos: da comunicação, corporal, afetivo e, assim, se desenvolvem de forma espontânea e divertida! Ah! Como é interessante observar a movimentação das crianças e ver suas conquistas!

Vivenciamos ainda, neste 1º trimestre, atividades que enriqueceram o nosso conhecimento de mundo:
* A Festa do Coelho
* O Dia do Índio
* O passeio ao Butantan
Atividades que exigiram do grupo estabelecer combinados específicos para a realização das atividades propostas!

Para a FESTA DO COELHO, as crianças contribuíram trazendo sucatas para a confecção de trabalhos artísticos, se empenharam na pintura dos trabalhos e se divertiram com a visita do coelho! Para celebrarmos o DIA DO ÍNDIO estudamos a cultura desse povo por vários dias: conhecemos seus hábitos e peculiaridades que encantaram a todos! Fizemos registros através de painéis, desenhos, confecção de cocar e pinturas! A proposta foi trazer para as crianças a valorização da nossa cultura e claro, informação! O passeio ao BUTANTAN despertou novas curiosidades e trouxe novos conhecimentos! Sair da escola requer o reforço de regras como: comportar-se no ônibus, jogar lixo na lixeira, aguardar a vez de falar, andar sempre junto com o grupo e a professora, participar da atividade com atenção e respeito, obedecer as regras do local a ser visitado, ouvir, formular perguntas e registrar o que foi assimilado! Quantas habilidades e competências são exigidas e formadas nas crianças numa atividade como essa! Sem falar na diversão...
porque essa é garantida!!!


Em VIVENCIANDO VALORES trabalhamos questões como respeito, amizade, partilha, cuidados com nossos objetos pessoais e de uso coletivo, valorização do trabalho das pessoas que nos rodeiam, honestidade e resolução de problemas do cotidiano (estarão especificadas na pasta de atividades com o título DESAFIO DA SEMANA). Tudo foi desenvolvido através da leitura de textos, livros e situações apresentadas e vivenciadas pelas crianças no cotidiano. Como elas nos surpreendem com suas colocações espontâneas e criativas!


Aproveito o relatório para agradecer às famílias, a acolhida, o carinho e a participação efetiva nos trabalhos propostos e envio de materiais para o desenvolvimento das atividades! Nosso trabalho é em equipe! Continuo contando com o envolvimento de vocês!
Posso concluir que esse 1°trimestre foi extremamente produtivo, de grandes conquistas e avanços!!! É uma alegria estar na companhia dessa turminha que faz a diferença no nosso dia! Temos muito a caminhar, e tenho certeza que será um percurso de muita aprendizagem e alegria!
Um abraço carinhoso,
Profª Jeanne

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