sábado, 19 de dezembro de 2009

Porque comemorar o natal só em dezembro?


O Natal não é (só) em Dezembro
É sempre que assim o desejarmos. O Natal pode ser em Janeiro como em Agosto. Pode ser no dia 4 ou no dia 28.
Como se fosse um irmão gémeo, ao Natal encontra-se associado o chamado "espirito natalicio". Isto é, uma maior sensibilidade, tolerância, simpatia, um coração aberto mas com prazos de validade. Porque vem o Janeiro e "Ai, e tal, é Janeiro, lá se foram as festas, até parece que estou com depressão, a magia acabou...". Para mim, é inegável: adoro o Natal. Mais ainda desde que fui mãe porque, para mim, o Natal é mesmo das crianças. Não existe maior prazer do que oferecer um presente a uma criança. Não encontro em mais qualquer olhar aquele brilho especial, a tocar num patamar mágico, transcendente até. E, profundamente, o que me sensibiliza são as noticias de figuras públicas que visitam esta ou aquela instituição, que distribuem presentes em lares de acolhimento, que fazem doações para fins beneméritos. Fico a imaginar a alegria das pessoas quando vêm entrar porta dentro a personagem x da novela y ou aquele apresentador tão simpático do canal z. Vinda a visita, os "famosos" vão-se embora. E nos meses seguintes? Onde é que ficam as boas ações? Os gorros de Papai Noel? Os beijinhos, o segurar na minha mão a tua mão, as palavras simpáticas, os votos de saúde e felicidade, para si e para os seus? Caem no esquecimento, no vazio? Afinal, quem é que é "famoso"? Aquele que aparece porque é Natal ou aquele que está ao abrigo de uma cama de hospital? E o que é ser "famoso" e o que significa "aqui estou eu com um saco de presentes porque é Natal"? E o Natal dos Hospitais? Dar alegria a pessoas que estão hospitalizadas, nesta quadra em particular, é importante. Mas seria igualmente memorável levar a alegria a estas pessoas durante todo o ano. Como se percorressemos o abecedário na integra. E não apenas no Natal. Porque o Natal, enfim, passa. O Ano Novo também. O que não passa são os restantes meses. Em que pouco ou nada sabemos, lemos ou ouvimos das crianças internadas, dos idosos abandonados em hospitais, dos sem-abrigo que mergulham numa tigela de sopa fumegante as suas duras memórias. Pena é que o chamado "espirito natalicio", como o próprio nome indica, apenas traga como validade a quadra do Natal. O mês de Dezembro. Porque, depois disso, tudo regressa à "normalidade". À quase (para não dizer total) indiferença. Para o umbigo de cada um. Para o "o outro? quem é o outro?".
Como acima referi: o Natal não é (só) em Dezembro. Pois não?

sábado, 17 de outubro de 2009

FILHOS. Horário de verão como as crianças reagem a esta mudança?!

Uma hora pode parecer pouco, mas ela afeta a rotina do seu filho (e a sua também!). Veja o que fazer para essa fase não ser um problema Aline Ridolfi e Ana Paula Pontes
Sabe aqueles dias em que o mais difícil é fazer as crianças caírem no sono? Com a chegada do horário de verão - que começa a partir da 0h de domingo (18) e vai até à 0h de 21 de fevereiro de 2010 -, você vai precisar de um pouco mais de paciência com o seu filho, pois essa situação pode ficar mais frequente. Acordar mais cedo para ir à escola, comer uma hora antes do horário estipulado e outras mudanças na rotina do pequeno podem afetar seu relógio biológico. A implantação do horário de verão (que acontece nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal) sempre foi polêmica. Enquanto uns a defendem, alegando os benefícios de ganhar mais uma hora sob a luz do sol, outros protestam, pelo fato de terem de acordar uma hora mais cedo. Ambos os lados têm sua razão. Apesar do dia mais longo inspirar uma gama maior de atividades fora de casa, dormir uma hora a menos na primeira semana da mudança causa reações adversas no organismo. A principal consequência da mudança dos horários é a alteração do sono. Com a irregularidade, a tendência é que tanto adultos quanto crianças se sintam mais cansados durante o dia, irritados e menos atentos. O comum é que a adaptação dure até uma semana. O corpo humano se prepara para acordar poucas horas antes do sol nascer, quando a temperatura começa a aumentar, e o hormônio cortisol (responsável por despertar você todas as manhãs) atinge seu pico no organismo. Quando se é obrigado a acordar mais cedo, essas reações ficam fora de sintonia. Renato Costa, fisioterapeuta e especialista em fisiologia, comenta que as crianças mais novas não sofrem tanto como as mais velhas, que têm sua rotina já mais consolidada - vão ao colégio e participam de atividades com horários marcados. “Estas sim tendem a apresentar sonolência, falta de apetite e claro, ficam mais manhosas, afinal a mudança de horário mexe com o tempo de sono e de exposição à luz”, afirma. De acordo com o fisiterapeuta existem crianças com hábitos matutinos, que acordam e dormem cedo, e outras com modos vespertinos, que acordam e dormem mais tarde - as vespertinas costumam ter mais problemas durante a transição para o horário de verão.
Como amenizar os efeitos do novo horário
Para diminuir os efeitos da mudança, Renato Costa recomenda que a adaptação aos novos horários de dormir e de comer sejam graduais - é inútil impor a nova rotina de uma vez, já que o organismo da criança não vai aceitar. Quando o assunto é o sono, ele alerta que o ritual para dormir deve começar muito antes do que o comum. Se a criança dorme normalmente em 30 minutos, ela vai demorar mais enquanto se acostuma com o novo horário. Banhos quentes e massagens ajudam os pequenos a relaxar. Músicas calmas também. “É importante evitar alimentos pesados e estimulantes antes da hora de dormir, além de não incitar atividades físicas neste período. Eles só agitam as crianças”, encerra.
Revista Crescer.

quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Hoje é o nosso dia, dentre todos os outros que também são nossos!!!

Festeje o dia do professor!
"O amor é uma tarefa do sujeito. É falso dizer que o amor não espera retribuições. O amor é uma intercomunicação íntima de duas consciências que se respeitam. Cada um tem o outro, como sujeito de seu amor. Não se trata de apropriar-se do outro.Nesta sociedade há uma ânsia de impor-se aos demais numa espécie de chantagem de amor. Isto é uma distorção do amor. Quem ama o faz amando os defeitos e as qualidades do ser amado.Ama-se na medida em que se busca comunicação, integração a partir da comunicação com os demais.Não há educação sem amor. O amor implica luta contra o egoísmo. Quem não é capaz de amar os seres inacabados não pode educar. Não há educação imposta, como não há amor imposto. Quem não ama não compreende o próximo, não o respeita.Não há educação do medo. Nada se pode temer da educação quando se ama."
Paulo Freire

quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Aniversário Coletivo de julho, agosto e setembro!




Os aniversários coletivos têm sido um aprendizado, a cada vez , repensamos um modo melhor ainda de planejar o próximo, os pais colaboram com a maior dedicação e carinho o que abrilhanta ainda mais este acontecimento em nossa escola que se enche com a alegria e entusiasmo das crianças , esperamos que continue assim ... cada vez melhor!

quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Campanha de vacinação- 2ª etapa


Os modelos são da nossa escolinha, uns fofos!!! Nova etapa de vacinação de 14 a 25 de agosto nas escolas e dia 19 nos postos de saúde, hoje foi a vacinação lá na escola, foi muito bom, a meninada adorou!!! Teve uns que até choraram pra vacinar de novo!Posto fotos depois...

segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Seminário Ciranda na infância da Educação













Nossa escola está participando, junto com outras escolas da rede, do Seminário Ciranda na infância da educação, neste ano o foco está nas proposições curriculares que foram construídas e esperamos por sua publicação... posto as fotos da preparação para o evento, depois postarei as demais . O Seminário acontece na PUC Minas nos dias 25 e 26 de agosto, em dois horários , pela manhã e a tarde. levamos os praojetos, "Alimentação" e "Direitos das crianças", além do nosso Projeto Institucional "Horta ".

sexta-feira, 14 de agosto de 2009

Nossa como cresceu !!!!




Nossa como cresceu a nossa hortinha, tá ficando cada dia mais verdinha !!!


segunda-feira, 10 de agosto de 2009

De volta a escola ... muito receio


Estamos de volta a escola, com muito receio desta gripe... pois crianças gripadas é sempre muito comum, e agora há sempre uma dúvida no ar... será que é ?! Será que pode vir a ser... nos organizamos com cuidado, usando sabão líquido e alcool 70% na higienização das mãos, do espaço da escola mas... ai... Deus nos proteja e guie nesta nova situação muito, muito desconfortável e de extremo perigo !!

quinta-feira, 6 de agosto de 2009

Nas férias prolongadas, fazendo uma hortinha em casa





Aproveitamos o restinho de férias e fizemos um pequeno espaço de hortinha em casa, ela se divertiu e está adorando ver todo dia o "verdinho" crescer, ótimo programa !!!

segunda-feira, 3 de agosto de 2009

O blog "A cegonha cor de rosa" e a dica de um bom artigo!!!


O blog "A cegonha cor de rosa tem muitos artigos excelentes, recomendo o "És feio, és mau...", faz refletir, sob vários aspectos, principalmente o lado da criança... não deixe de conferir !

sexta-feira, 31 de julho de 2009

Prevenção contra a gripe A




Listamos a seguir algumas medidas de ordem profilática ou preventivas, prevenir sempre é o melhor remédio! site, cliquesaude.com.br

· Cultive hábitos alimentares saudáveis, ingerindo alimentos ricos em proteínas, fibras, vitaminas...
· Beba bastante líquido (água pura, suco de frutas ou chás). Os líquidos ajudam a manter o corpo hidratado, além de ajudar a eliminar as toxinas que fazem mal ao nosso organismo. Evite bebidas geladas;
· Durma pelo menos oito horas por dia;
· Faça exercícios regularmente. Pratique esportes. Diminua o stress em sua vida. Estudos mostram que pessoas mais estressadas adoecem mais, porque diminuem as defesas do organismo;
· Evite aglomerações e ambientes fechados. Mantenha sempre o ar circulando para que os vírus não se concentrem no local;
· Evite choques térmicos, como tomar banho quente e sair no frio;
· Não fume e evite a poluição;
· Lave sempre as mãos;
· Respire pelo nariz, nunca pela boca. A mucosa do nariz foi feita para aquecer e umedecer o ar que respiramos, evitando que o ar chegue frio nos pulmões;
Mais recentemente, foi introduzida no mercado brasileiro a vacina contra a gripe. Ela vem apresentando bons resultados, devendo ser utilizada sempre sob prescrição médica, durante o outono e repetida anualmente, uma vez que o vírus possui a capacidade de alterar sua estrutura periodicamente.

Alguns recomendam as vitaminas ou os tônicos reconstituintes para combater os efeitos da gripe. Mas não têm qualquer eficácia. O cansaço deriva da persistência dos efeitos tóxicos da infecção e eles só cedem, progressivamente, de maneira espontânea.

Os antibióticos não são adequados para combater a gripe, já que ela, como se disse, é provocada por vírus e os antibióticos combatem apenas as infecções produzidas por bactérias. Contudo, quando existe perigo de uma complicação broncopulmonar por sobreinfecção bacteriana, os antibióticos são eficazes para prevenir esta última.

A vacina antigripal é eficaz unicamente se o vírus, a partir do qual ela foi elaborada, coincidir como o da infecção a se prevenir. As dificuldades para que se produza tal coincidência são enormes, já que as características do vírus mudam de um ano para outro. Somente depois de se manifestar uma nova modalidade de gripe, dispõe-se dos elementos necessários para se adequar a vacina à epidemia concreta. A Organização Mundial de Saúde criou uma série de centros dedicados a isolar e identificar os vírus gripais modificados, para distribuí-los a todas as nações a fim de que sejam produzidas as vacinas. Mas em muitas ocasiões não é possível obter a tempo as doses suficientes para se deter uma epidemia.

Medidas devem ser tomadas para o combate à gripe. A tosse e as dores atenuam-se com remédios indicados especificamente para seu tratamento, independentemente de que sejam ou não resultado da gripe.
Na umei reiniciaremos as aulas , de acordo com a secretaria de saúde, dia 10/08/09.

terça-feira, 21 de julho de 2009

As férias de julho...


Sonhamos tanto com as férias, que delícia poder desfrutar de tão sonhado descanso, ficar hora sem fazer absolutamente nada e horas, organizando coisas que no cotidiano não conseguimos ajeitar... boas férias a todos !!!

segunda-feira, 6 de julho de 2009

Vem aí nossa festa julina do Arraial do Castelinho


Neste ano a animação será diferente, vamos fazer um encontrão dos familiares, o bilhete pra casa foi assim...UMEI CASTELO

Atenção, pessoal de casa !!!


É chegado o grande dia do “Arraial do Castelinho”, será dia 11/07/09, das 09h às 12h. Vamos fazer uma festança diferente este ano, se preparem e venham com muita animação.


A cada ano vamos introduzindo elementos da cultura brasileira, é sempre uma oportunidade de ampliarmos para as crianças a riqueza do imaginário do nosso povo. Ao som das músicas surgem quadrilhas, carimbós, danças graciosas que enchem de orgulho os pais e professores ao longo das apresentações.


Preste atenção, pois vamos contar com a participação ativa de todos vocês trazendo um lanche típico desta festa para coletivizar com os amigos da turma de seu(a) filho(a).


Não teremos as barraquinhas de brincadeiras, mas ... faremos uma grande confraternização entre as famílias.


Teremos belíssimas apresentações que estão sendo preparadas com carinho pela nossa equipe com o brilho de cada criança, e logo após a apresentação vocês terão um cantinho demarcado para a turma de seu(a) filho(a) se encontrar juntamente com vocês e seus familiares para saborear o “lanche coletivo julino” e papearem a vontade ! A escola vai preparar uma gostosa canjica e pipoca.


Aguardem mais informações na próxima semana, como horário das danças e o que cada família irá trazer neste dia.


Um grande abraço, Jaqueline. 03/07/2009.









segunda-feira, 22 de junho de 2009

Mais fotos da sexta cultural








Nossa as sextas culturais estão demais, cada uma com mais surpresa que a outra, parabéns pessoal, dá gosto ver o empenho de vocês. a turma do macaco envolveu toda escola com visitas e registros sobre os mascotinhos, bacana, banana!!!





Projeto alimentação e projeto horta

http://portalpbh.gov.br
A turma do coração ficou famosa, saiu no portal da PBH, a meninada está muito animada com o que estão aprendendo sobre os alimentos, já a turma do sol, está pondo as mãozinhas na terra e a hortinha da escola está uma beleza, dá gosto ver... logo postarei fotos.

segunda-feira, 8 de junho de 2009

Viroses , vírus e bactérias


Puxa estou tão atarefada que não encontro mais tempo para minhas postagens, mas enfim vou fazendo espassadamente mas não deixarei de dar notícias... em breve postarei fotos da "Sexta cultural" e mais alguns acontecimentos dos projetos...

Estamos as voltas com a danada da conjuntivite, parece mesmo ser um surto em nossa escola, pedi a visita da secretaria de saúde e da fiscalização da higiene sanitária, pois já temos mais ou menos 17 casos entre crianças das turmas integrais e familiares!!!

Em vistoria pela escola, foi pedido uma lavagem geral em brinquedos de dentro e fora das salas e do parquinho também, além da troca diária das toalhas de banho e lençóis. Nossa, uma maratona, mas precisamos debelar esse vírus de qualquer jeito!!! Deixo aqui um grande abraço aos seguidores do blog e prometo atualizá-lo o mais breve...até... Jaque.

quinta-feira, 7 de maio de 2009

Mais sexta cultural, muito booommm!!!




Mais uma super sexta cultural reuniu nossa escola, ainda em abril, atrasei a postagem por estar demais atarefada, desta vez a homenagem foi aos índios e a professora Cleonice organizou a turminha com muito capricho, cantaram músicas e mostraram instrumentos, custumes, e culinária dos índios no lanche da escola: batata doce. todas confeccionaram um cocar com penas bem coloridas, ficou lindo !!


quinta-feira, 16 de abril de 2009

Lanche coletivo de Páscoa, união, alegria, paz!







Combinamos com as famílias de comemorarmos a Páscoa com um grande lanche coletivo para as crianças ! A colaboração dos pais foi essencial , a criançada adorou , ah, todos adoramos, foi uma alegria só!