Parlendas são rimas infantis, em versos de cinco ou seis sílabas, para divertir.
Fazem parte do do nosso
folclore. Encontramos parlendas misturadas com jogos, adivinhações, cantos de
roda, acalantos, contos populares.
Sugestões para trabalhar as parlendas :
1º momento:
v Na rodinha, ou em outra situação de
sala de aula, incentivar as crianças dizendo que trouxe uma surpresa para elas.
(ouvir as suposições das crianças).
v Apresentar o cartaz com a parlenda.
v Explicar para as crianças o que é
parlenda.
v Fazer a leitura apontando os
vocábulos à medida que ler.
v Permitir que as crianças façam a
leitura(pseudoleitura).
v Fazer a interpretação oral.
v Criar situações para que o aluno
memorize a parlenda.
v Pedir que os alunos ilustrem a parlenda.
v Reescrita da parlenda
(coletivamente, professora como escriba).
v Expor o trabalho dos alunos no mural
da sala, juntamente com o cartaz apresentado no início com o texto fatiado.
v Durante algum tempo, recitar em
várias oportunidades a parlenda com as crianças (para que elas memorizem)
2º Momento – (Construção da base alfabética e ortográfica)
v Texto lacunado: ( 1ª atividade)
v Fazer um cartaz com o texto lacunado
(faltando algumas palavras).
v Distribuir para alguns alunos as
fichas das palavras faltosas.
v Estes alunos deverão colocar as
palavras faltosas no espaço do cartaz, à medida que seus colegas vão recitando
a parlenda.
v Explorar número de letras das
palavras.
v Com que letra começa.
v Quantas palavras estão faltando.
Variação:
v Dependendo do nível da turma,
apresentar um texto lacunado com quadrinhos para as crianças colocarem as
letras faltosas (ainda em cartaz).
v Os alunos recebem as letras isoladas
e colocam nos lugares faltosos.
Variação:
v Fazer fichas com todas as palavras
do texto.
v Distribuí-las para os alunos.
v Os alunos recitam a parlenda e
remontam o texto colocando as fichas sobre um cartaz afixado no quadro com o
texto escrito. ( cada um na sua vez e na ordem do texto).
v Num outro momento, as crianças
remontam o texto no quadro com as fichas sem o auxílio do cartaz.
Variação:
v Fatiar o texto em frases. (objetivo:
trabalhar a leitura).
v Fazer fichas de frases, distribuir
aos alunos.
v Os alunos remontarão primeiro o
texto sobre o cartaz e depois sem o auxílio do cartaz.
Variação:
v Explorar rimas
v Pedir às crianças para descobrirem
as palavras que rimam e colorir nos cartazes com lápis cera ou de cor os
conjuntos de palavras que combinam.
Usar
em cada um, uma cor diferente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário