Educar significa propiciar situações de cuidados, brincadeiras e aprendizagens orientadas de forma integrada e o acesso, pelas crianças, aos conhecimentos produzidos pela cultura. Cuidar significa valorizar e ajudar a desenvolver capacidades. Nesse sentido, o ambiente e a rotina de trabalho são organizados para atender às necessidades das crianças, bem como favorecer a socialização, a cooperação e o desenvolvimento autônomo de habilidades.
terça-feira, 9 de julho de 2013
Convite Ação Virtual #infanciasempreconceitos
Olá mamães e papais,
Quem nunca se sentiu incomodado vendo seu filhote, às vezes, excluído em uma brincadeira ou ouvindo algo que não gostaria de um coleguinha?
Mãe é leoa, né? Dá vontade de ir lá tirar satisfação com o pequeno (quem nunca?)!
E quando a injustiça vem de uma instituição, de um adulto, de uma escola?
Pôxa, de escola não, né....
Pois é, esta semana em Belo Horizonte aconteceu uma triste situação com uma criança de sete anos, que foi impedida de participar da excursão de uma tradicional escola, por ter diabetes tipo 1. De início, o colégio não autorizou que a mãe acompanhasse a filha no passeio, que duraria todo o dia em um espaço recreativo - a criança ainda não aceita outra pessoa para aplicar a insulina. Diante da contestação da mãe, a escola então decidiu que o melhor seria a criança não ir. Como assim? Atitude de completa incoerência partindo de uma escola - faltou humanidade, princípios, ética, educação! O mais triste é que, infelizmente, esse não é um caso isolado.
E aí, dá pra ficar parado?
Então bora participar de uma blogagem coletiva com um tema que, se ainda não fez parte da vida do seu filhote, é importante abordá-lo o quanto antes! Afinal, o respeito é criado por meio da educação - e, claro, do exemplo ;)
A ideia é realizarmos uma ação virtual por meio de imagens, textos, vídeos, publicados nos blogs e fan pages de vocês, que se preocupam em criar pessoinhas que saibam respeitar os outros desde cedo.
O que o post deve contemplar?
- Histórias de quem já viveu essa situação - suas ou de conhecidos
- Histórias de quem viveu e superou essa situação - suas ou de conhecidos
- Formas de ensinar os pequenos a saberem respeitar os outros
- E o que mais vocês quiserem que esteja relacionado ao tema em questão
O importante é participar :)
Enviem por e-mail o link da blogagem até o dia 11 de julho, quinta-feira, para o email blognapracinha@gmail.com. Iremos postar todos os links nos blogs Padecendo no Paraíso e Na pracinha no dia 12 de julho, sexta-feira.
Pedimos para inserirem um dos selos (escolha o de sua preferência) abaixo ao final da postagem para identificá-la como parte da Blogagem.
E para quem não tem blog, que tal compartilhar a imagem em suas redes sociais? O legal é nos unirmos! #infanciasempreconceitos
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário