Caro
Professor, nosso trabalho parte de um eixo central, baseado nas Proposições
Curriculares para a Educação Infantil da Rede PBH e identificado pelo professor
no seu grupo de trabalho como um foco de interesse daquelas crianças. Com base
nisso, define-se o Tema
Gerador ou Projeto de trabalho de
cada grupo. O planejamento do professor
então passa
a transitar pelas várias áreas das Prop. Curric. para a EI, considerando esse o
ponto de partida comum, que é definido coletivamente como Projeto Institucional
do ano vigente.
O
brincar, a matemática, as ciências, as diversas linguagens e expressões são
trabalhadas de forma que tenham significado e ampliem o conhecimento inicial.
As propostas de atividades buscam equilibrar os momentos de trabalho individual e de
trabalho coletivo, em que propiciamos
diferentes desafios de acordo com a faixa etária que você está trabalhando,
também exemplificada nas Proposições.
(www.pbh.gov.br)
As oportunidades de escolha fazem parte de nossa rotina e
são um importante exercício de autoconhecimento
e autonomia. Identificar quem sou, do que gosto, em que me diferencio do
outro, quais são as consequências do que escolhi são desafios propostos,
gradualmente, pelos educadores.
O uso do termo "tia": nas UMEIs não utilizamos o termo "tia" para designar as professoras, cuidamos das crianças educando-as e somos forte referência afetiva e social e, portanto preservamos a nossa identidade de professor assim como das tias verdadeiras, que são de fato parentes das crianças. Ao explicarmos isso carinhosamente às crianças, elas mesmas transmitirão o informe aos pais.
Estamos a disposição nos horários de planejamento pedagógico para
esclarecimentos.
Atenciosamente,
Coordenação Pedagógica da UMEI Castelo.
Visite o blog www.nojardimdainfancia.blogspot.com.br , para conhecer um pouco mais do nosso trabalho.
Nenhum comentário:
Postar um comentário