Educar significa propiciar situações de cuidados, brincadeiras e aprendizagens orientadas de forma integrada e o acesso, pelas crianças, aos conhecimentos produzidos pela cultura. Cuidar significa valorizar e ajudar a desenvolver capacidades. Nesse sentido, o ambiente e a rotina de trabalho são organizados para atender às necessidades das crianças, bem como favorecer a socialização, a cooperação e o desenvolvimento autônomo de habilidades.
segunda-feira, 29 de dezembro de 2014
Atividades Montessorianas em casa. Vamos conhecer ?
O blog Descoberta da criança, nos mostra um pouco das atividades e os estímulos para o desenvolvimento da criança na perspectiva de Maria Montessori.
QUEM FOI MARIA MONTESSORI?
QUEM FOI MARIA MONTESSORI?
Maria Montessori foi a primeira mulher a freqüentar a escola de medicina e a primeira Doutora em Medicina na Itália. Foi através de seu trabalho com crianças deficientes e socialmente desfavorecidas que ela desenvolveu seu método único de ensino conhecido como o Sistema Montessori de Educação. Como resultado de seu estudo mais aprofundado com observação e experimentação, ela encontrou os princípios de seu método a ser aplicável a todas as crianças. Ela trouxe grande impacto para a educação em geral e para a nossa forma de entender e ensinar as crianças de hoje.
A influência de Montessori pode ser vista, não apenas na quantidade de escolas que levam o seu nome em diversos continentes, mas através dos campos assistenciais, de desenvolvimento e educação de crianças. Muitas de suas idéias são agora parte do nosso conhecimento comum, da nossa linguagem e pensamento sobre crianças. Ela foi inovadora no campo da educação e idéias que antes encontravam grande resistência, agora parecem naturais, aceitas como aspectos da infância.
Hoje, os ensinamentos de Maria Montessori são de fundamental importância no presente da criança para prepará-la para o seu futuro.
Marcadores:
Práticas Montessorianas
quarta-feira, 17 de dezembro de 2014
É verdade que, segundo a Bíblia, não se deve celebrar o Natal?
É verdade que, segundo a Bíblia, não se deve celebrar o Natal?
Algumas pessoas dizem que é errado comemorar no Natal porque nenhum dos evangelhos
especifica a data do nascimento de Jesus.
JORGE LUIS ZARAZÚA (15)
Mas isso seria como dizer: “Como não temos a sua certidão de nascimento, não vamos fazer sua festa de aniversário”.
Por outro lado, eles consideram que, no mês de dezembro, por ser extremamente frio em alguns lugares, seria impossível que os pastores tenham estado cuidado das suas ovelhas no campo, como aparece no relato dos evangelhos.
Os primeiros cristãos não pensavam assim. Desde o século IV, oNatal começou a ser celebrado no dia 25 de dezembro, levando em consideração que, nesta data, o dia é mais longo e o sol dura mais tempo iluminando a terra.
Sendo Jesus “a luz do mundo” (João 9, 5) e “o sol que nasce do alto para iluminar os que vivem nas trevas e na sombra da morte” (Lucas 1), considerou-se oportuno fazer a lembrança do nascimento de Jesus coincidir com a data na qual a presença do sol é mais longa com relação à terra.
Na verdade, o que comemoramos no dia 25 de dezembro não é uma data, mas um acontecimento, ou seja, o nascimento de Jesus e o amor misericordioso do Pai. Porque “Deus amou tanto o mundo, que nos deu seu Filho único, para que todo o que nele crer não morra, mas tenha a vida eterna”.
De qualquer maneira, pesquisas recentes descobriram que o dia 25 de dezembro representa uma data histórica, como veremos a seguir.
Comumente se aceita a notícia antiga segundo a qual a celebração do Natal do Senhor foi introduzida na primeira metade do século IV pela Igreja de Roma por razões ideológicas (para substituir a festa pagã do sol).
A data teria sido estabelecida no solstício de inverno, em dezembro. Portanto, no âmbito cristão, remontando nove meses, teria sido determinada em 25 de março a celebração da anunciação do anjo a Maria. Por conseguinte, seis meses antes do Natal, teria sido colocada também a data do nascimento de João Batista.
Mas então o dia 25 de dezembro, data em que recordamos o nascimento de Jesus, é uma data histórica ou não?
Segundo as últimas pesquisas (cf. Tommaso Federici, “25 de dezembro, uma data histórica”), o dia 25 de dezembro, como dia em que Jesus nasceu, é uma data histórica.
Mas como se chegou a esta conclusão? Tendo como ponto de partida o anúncio do anjo a Zacarias.
Mas em que data Zacarias exerceu seu ministério no templo? Sendo da classe de Abias, correspondiam-lhe os últimos dias de setembro, entre 20 e 30.
Portanto, 6 meses depois, Maria recebeu o anúncio do anjo (25 de março); meses depois, nasceu João Batista (24 de junho); 9 meses depois da anunciação a Maria (25 de março), nasceu Jesus (25 de dezembro).
Os dias 23 de setembro e 24 de junho para o anúncio e nascimento de João Batista, e o dia 25 de dezembro para a anunciação do Senhor e seu nascimento não foram datas arbitrárias nem copiadas de ideologias da época.
As igrejas haviam conservado memórias ininterruptas e, quando decidiram prestar-lhes homenagens nas celebrações litúrgicas, a única coisa que fizeram foi sancionar o uso imemorial da devoção popular.
terça-feira, 16 de dezembro de 2014
Festa Recreio 2104 turno da tarde.
Momentos da Festa recreio a tarde.
This free photo slideshow made with Smilebox |
Filme: A família Belier
http://www.adorocinema.com/filmes/filme-214860/
Sinopse:Toda a família Bélier é deficiente auditiva, com exceção de Paula (Louane Emera). A jovem de 16 anos é a intérprete oficial dos parentes e figura fundamental na administração da fazenda. Vive em função disso até o dia em que descobre ter um dom para o canto e decide participar de um concurso da Radio France, para desespero da família.
Lançamento | 25 de dezembro de 2014 (1h45min) |
---|---|
Dirigido por | Eric Lartigau |
Com | Louane Emera, Karin Viard, François Damiens mais |
Gênero | Comédia dramática |
Nacionalidade | França Dica do nosso instrutor de libras Hélio. |
Marcadores:
Dicas de filmes bons
Assinar:
Postagens (Atom)