Educar significa propiciar situações de cuidados, brincadeiras e aprendizagens orientadas de forma integrada e o acesso, pelas crianças, aos conhecimentos produzidos pela cultura. Cuidar significa valorizar e ajudar a desenvolver capacidades. Nesse sentido, o ambiente e a rotina de trabalho são organizados para atender às necessidades das crianças, bem como favorecer a socialização, a cooperação e o desenvolvimento autônomo de habilidades.
sábado, 30 de março de 2013
CRIANÇAS PEQUENAS DE 3 ATÉ 6 ANOS
CRIANÇAS PEQUENAS DE 3 ATÉ 6 ANOS
Para as crianças pequenas, de três até seis anos, as educadoras e professoras apontam na mesma direção no que se refere à concepção de sujeitos de direitos.
Quanto ao desenvolvimento e comportamento, partem daquilo que já apontaram para os bebês, ampliando para um grau de desenvolvimento e aprofundamento das capacidades e possibilidades das crianças. Apresentam como avanço a construção da independência, identidade e construção da autonomia, observando que a criança pequena já faz a diferenciação de si e do outro, passando a considerá-lo nas suas relações.
A criança amplia a sua percepção do corpo, das suas possibilidades motoras, do mundo e de sua representação. Continua construindo a noção de espaço e de tempo. Já é capaz de evocar sujeitos e objetos ausentes. Apresenta ampliação da linguagem oral e diferentes formas de expressão, incluindo o desenho, outras linguagens e a construção de hipóteses sobre a leitura e escrita. Deixa marcas elaboradas com intencionalidade. É criativa, comunicativa, investigativa e competente, assim como as do primeiro ciclo da Educação Infantil.
e competente, assim como as do primeiro ciclo da Educação Infantil.
A criança desse ciclo também precisa de acolhimento, de afeto, cuidados, espaços adequados, estímulos e oportunidades de ter vivências concretas e reais, explorando o mundo à sua volta. Precisa de oportunidades de socialização, de vivenciar atividades cooperativas, de tempo e ajuda para significar suas manifestações, de atividades adequadas e prazerosas.
Consideram que a criança de três até seis anos precisa e gosta de brincar, de alimentar-se, de falar de si, de ouvir e contar histórias e de expressar-se através de várias linguagens.
Também para esse ciclo, valem as considerações relativas às adaptações e oportunidades de acesso ao que as crianças com deficiência gostam e precisam, bem como as especificidades de exploração do mundo por todas elas.
Proposições Curriculares para a Educação Infantil da PBH.
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