Educar significa propiciar situações de cuidados, brincadeiras e aprendizagens orientadas de forma integrada e o acesso, pelas crianças, aos conhecimentos produzidos pela cultura. Cuidar significa valorizar e ajudar a desenvolver capacidades. Nesse sentido, o ambiente e a rotina de trabalho são organizados para atender às necessidades das crianças, bem como favorecer a socialização, a cooperação e o desenvolvimento autônomo de habilidades.
quarta-feira, 24 de abril de 2013
Capacidades e Habilidades no Eixo 1- Construção de atitudes e valores 0 a 3 anos.
CAPACIDADES/HABILIDADES – 1º CICLO – CRIANÇA DE 0 A 3 ANOS
EIXO 1 – Construção de atitudes e valores
CAPACIDADES
1. Construir uma imagem positiva de si, ampliando a autoconfiança, identificando cada vez mais limitações e possibilidades e agindo de acordo com elas.
2. Identificar e enfrentar situações de conflitos, utilizando recursos pessoais, respeitando as outras crianças e adultos e exigindo reciprocidade.
3. Valorizar ações de cooperação e solidariedade, desenvolvendo atitudes de ajuda e colaboração e compartilhando vivências.
4. Adotar hábitos de autocuidado, valorizando atitudes relacionadas à higiene, alimentação, conforto, segurança, proteção do corpo e cuidado com a aparência.
5. Identificar e compreender a pertinência aos diversos grupos dos quais participa, respeitando regras básicas de convívio social e diversidade que os compõem.
6. Comunicar e expressar desejos, desagrados, necessidades, preferências e vontades em brincadeiras e atividades cotidianas.
HABILIDADES
1.
- Identificar algumas singularidades próprias e das pessoas com as quais convive no cotidiano em situações de interação.
- Realizar pequenas ações cotidianas ao seu alcance para adquirir independência.
- Conhecer a si mesma, suas habilidades e limitações.
2.
- Selecionar as preferências, respeitando as preferências dos outros.- Interagir com o meio em situações cotidianas de forma consciente.- Relacionar-se com as pessoas e com o meio onde estão inseridas.- Valorizar suas conquistas e as dos outros, identificando e respeitando as limitações de ambos.
3.
- Ter iniciativa para pedir ajuda nas situações em que isso se fizer necessário.- Interessar-se por situações que envolvam a relação com o outro.Ajudar os outros na realização de atividades.
4.
- Reconhecer o próprio corpo e as diferentes sensações e ritmos que produz.- Identificar diferentes objetos utilizados na higiene.- Realizar a higiene das mãos com ajuda.- Expressar e manifestar desconforto relativo à presença de urina e fezes nas fraldas.- Interessar-se por desprender-se das fraldas e utilizar o vaso sanitário, sem auxílio.- Experimentar novos alimentos e comer sem ajuda.- Identificar situações de risco no ambiente mais próximo.- Ter cuidado com o corpo, com a prevenção de acidentes, e com a saúde de forma geral.- Valorizar atitudes relacionadas à saúde e ao bem-estar individual e coletivo.
5.
- Respeitar as regras simples de convívio social.- Ser cooperativo com o grupo de convivência.- Posicionar-se nos processos de tomada de decisões.- Desenvolver valores sociais e culturais, valorizando o próprio contexto social.- Perceber-se como membro de uma coletividade.- Identificar pessoas da organização do ambiente escolar.- Saber diferenciar os diversos grupos sociais dos quais participa.- Identificar papéis sociais, existentes em seu grupo de convívio.- Conhecer as regras elementares do convívio social.- Respeitar a presença do outro em seu meio social.- Participar de atividades em grupo.- Conviver com os demais.- Elaborar e respeitar regras e combinados do grupo.- Perceber o sentido das regras.- Executar pequenas ordens.- Compartilhar o espaço.- Dividir materiais e brinquedos.- Controlar seu comportamento.- Cuidar de si.
6.
- Expressar suas opiniões sem receio de errar.
Marcadores:
Construção de atitudes e valores 0 a 3 anos.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário