Educar significa propiciar situações de cuidados, brincadeiras e aprendizagens orientadas de forma integrada e o acesso, pelas crianças, aos conhecimentos produzidos pela cultura. Cuidar significa valorizar e ajudar a desenvolver capacidades. Nesse sentido, o ambiente e a rotina de trabalho são organizados para atender às necessidades das crianças, bem como favorecer a socialização, a cooperação e o desenvolvimento autônomo de habilidades.
quarta-feira, 24 de abril de 2013
Eixo 2- A construção do conhecimento mediante interações estabelecidas com a cultura, a natureza e a sociedade
Eixo 2- - A construção do conhecimento mediante interações estabelecidas com a cultura, a natureza e a sociedade; ou seja, com o mundo físico e social.
CAPACIDADES 1. Participar ativamente na resolução de problemas. 2. Utilizar, com ajuda do professor,diferentes fontes para buscar informações. 3. Interessar-se por conhecer diferentes formas de expressão cultural. 4. Compreender, com ajuda dos adultos, de fotos, relatos e outros registros, as mudanças ocorridas nas paisagen sao longo do tempo. 5. Valorizar atitudes de manutenção e preservação dos espaços coletivos e do meio ambiente. 6. Estabelecer algumas relações entre diferentes espécies de seres vivos, suas características e suas necessidades vitais.
HABILIDADES 1.- Formular perguntas.- Estabelecer relações simples na comparação de dados.- Confrontar suas ideias com as de outras crianças e adultos.- Formular coletiva e individualmente conclusões e explicações sobre o tema em questão. 2. - Utilizar a observação direta e com uso de instrumentos, como binóculos, lupas, microscópios etc. para a obtenção de dados e informações.- Identificar locais que guardam informações, como bibliotecas, museus etc.- Ler e interpretar registros, como desenhos, fotografias, maquetes, documentários, relatos de pessoas, livros, mapas. 3. - Registar informações, utilizando diferentes formas: desenhos, textos orais ditados ao professor, comunicação oral, registrada em gravador etc.- Reconhecer e valorizar brincadeiras, jogos e canções que digam respeito às tradições culturais de sua comunidade e de outras.- Reconhecer e valorizar modos de ser, viver e trabalhar de alguns grupos sociais do presente e do passado.- Identificar e valorizar alguns papéis sociais existentes em seus grupos de convívio, dentro e fora da instituição.- Valorizar e preservar o patrimônio cultural do seu grupo social.- Participar de atividades que envolvam processos de confecção de objetos.- Reconhecer algumas características de objetos produzidos em diferentes épocas e por diferentes grupos sociais. 4. - Identificar a paisagem local (rios, vegetação, construções, florestas, campos, dunas, açudes, mar, montanhas etc.). 6. - Conhecer e apropriar-se dos cuidados básicos de pequenos animais e vegetais por meio da sua criação e cultivo.- Conhecer algumas espécies da fauna e da flora brasileira e mundial.- Perceber os cuidados necessários à preservação da vida e do ambiente. In: Proposições Curriculares para a EI da PBH.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário