Educar significa propiciar situações de cuidados, brincadeiras e aprendizagens orientadas de forma integrada e o acesso, pelas crianças, aos conhecimentos produzidos pela cultura. Cuidar significa valorizar e ajudar a desenvolver capacidades. Nesse sentido, o ambiente e a rotina de trabalho são organizados para atender às necessidades das crianças, bem como favorecer a socialização, a cooperação e o desenvolvimento autônomo de habilidades.
sexta-feira, 27 de setembro de 2013
UM dia diferente!
Em tempos de discussões referentes ao consumo consciente, que tal incentivar o seu filho a trocar o seu presente de Dia das Crianças? No dia 05/10, sábado, o grupo de estudos Consciência e Consumo e o Instituto Alana promoverão a Feira de Troca, incentivando o consumo solidário.
Como a feira irá funcionar?
Os brinquedos (ou livros) serão identificados pelo nome de seu dono e ficarão expostos. Quando uma criança se interessar por determinado brinquedo, deverá tentar a troca com o dono, ou seja, trocar o brinquedo que trouxe pelo que quer levar para casa. Se não for de interesse das duas, a troca não irá acontecer, afinal, todos têm que ficar satisfeitos.
Vale trocar dois por um, vale a troca triangulada (João troca com Maria, que troca com Inês, que troca com João). A ideia é incentivar o diálogo entre as crianças. Para os pequetitos, vale a ajuda dos pais, porém, todos precisam entender que o mais importante não é o valor do brinquedo, mas o ato.
Quais brinquedos levar?
O brinquedo não precisa ser caro, importado, mas criativo e divertido! Que esteja em bom estado, sem faltar peças. Vale fantoche, bola, boneca, carrinho, bicho de pelúcia, jogos. Só não vale armas (revólver, espada, etc), afinal, nada de incentivar a violência, né?
Incentive também seu filho a levar brinquedos para doação. Fazer o bem só faz bem!
Onde?
Parque das Mangabeiras
Endereço: Av. José do Patrocínio Pontes, 580 -Mangabeiras - BH
Quando?
05/10, sábado, de 13 às 17h
“Quando uma criança sai do seu mundinho, descobre o entorno e percebe que vale a pena, sim, cuidar do que é de todo o mundo, além disso, fazer o outro feliz com um brinquedo que já foi seu ensina a dar valor ao que temos e a cuidar bem dos nossos bens, afinal alguém, um dia, brincará com eles"- Mônica Xavier, Instituto Alana
Fontes: Instituto Alana e Grupo de Estudos Consciência e Consumo
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário