Educar significa propiciar situações de cuidados, brincadeiras e aprendizagens orientadas de forma integrada e o acesso, pelas crianças, aos conhecimentos produzidos pela cultura. Cuidar significa valorizar e ajudar a desenvolver capacidades. Nesse sentido, o ambiente e a rotina de trabalho são organizados para atender às necessidades das crianças, bem como favorecer a socialização, a cooperação e o desenvolvimento autônomo de habilidades.
domingo, 29 de setembro de 2013
Dicas de boa música pra meninada !!
Mais uma boa dica do Na Pracinha!
A ideia do post surgiu após conferirmos o show do Pequeno Cidadão, com letras conscientes e som bacana, ainda desconhecido por muitas pessoas.
Então, vamos cantar?
"O Elefante e a Joaninha", de Hélio Ziskind
Responsável pelo tema de abertura do Cocoricó e Banho é bom do Castelo Rá-ti-bum, faz sucesso com a família toda!
"A Arca de Noé", de Vinícius de Moraes
O clássico agrada demais a criançada, e a notícia boa é que Adriana Calcanhoto produziu nova edição com lançamento programado para outubro. Terá até Gal Costa cantando <3
"No maior pique" de Marco Aur
O projeto do músico e educador musical mineiro é para celebrar a infância, e tem feito um grande sucesso com as nossas pequenas. Puro encantamento para toda a família!
"Adriana Partimpim", de Adriana Calcanhoto
O projeto terá o álbum "Tlês", lançado em outubro, mas as meninas super curtem o primeiro e o segundo ;)
Música de Brinquedo, de Pato Fu
Músicas legais tocadas com brinquedos, criando uma melodia super especial.
A Palavra Cantada
O grupo criado pelos músicos Sandra Peres e Paulo Tatit irá completar 20 anos de carreira, acredita? Como opção de escolha, temos 13 cds para apresentar a meninada ;)
Éramos três
O grupo belo horizontino encerrou suas atividades este ano, porém, nos presenteia com o download gratuito do cd vencedor do Prêmio de Música Brasileira 2011 gratuitamente. Faça aqui.
Saltimbancos, de Chico Buarque
Lançado em 1977, o projeto virou peça de teatro e conta a história do Jumento, do Cachorro, da Gata e da Galinha. Quem não ama?
Brincando de Papel
A dupla carioca composta por Michelly Lemes e Tomaz Sussekind trabalha com o desenvolvimento social e cultural das crianças. O Cd está disponível para download aqui.
Três Pontes, de Amaranto
O grupo vocal, composto pelas irmãs Flávia, Marina e Lúcia, sempre encanta.
Histórias da Arca, de Ana Cristina
O projeto de Ana Cristina, resgata as músicas de Vinicius de Moraes. No roteiro, canções costuradas por um texto lúdico e singelo, de autoria da cantora. Além dos instrumentos convencionais, o grupo toca com brinquedos.
Festa na Floresta, Grupo Curupaco
O grupo mineiro tem suas origens e influências nas oficinas instrumentais do Grupo Uakti, em Belo Horizonte, nos anos 90.
Tum Pá, Barbatuques
Referência internacional em percussão corporal, o grupo produz música orgânica utilizando o próprio corpo como instrumento musical: palmas, estalos, batidas, mãos e pés em sintonia. As crianças amam!
A Casa de Brinquedos, Toquinho
O clássico do cantor faz sucesso há gerações. Por aqui, a gente adora, e vocês?
No Dorso do Rinoceronte, Outras viagens
O CD foi produzido com recursos do Fundo Municipal de Cultura de Florianópolis. A produção artística é de Silvio Mansani e Emilio Pagotto. Você pode fazer o donwload aqui.
Marcadores:
Dicas de música infantil
Festa da familia 2013
Algumas preciosas producoes da meninada para mostrar as familias um pouco desse trabalho organizado com muito carinho por toda equipe.
Nossa Festa da Familia sempre e muito esperada, receber a todos com muito carinho e grande expectativa !
sexta-feira, 27 de setembro de 2013
UM dia diferente!
Em tempos de discussões referentes ao consumo consciente, que tal incentivar o seu filho a trocar o seu presente de Dia das Crianças? No dia 05/10, sábado, o grupo de estudos Consciência e Consumo e o Instituto Alana promoverão a Feira de Troca, incentivando o consumo solidário.
Como a feira irá funcionar?
Os brinquedos (ou livros) serão identificados pelo nome de seu dono e ficarão expostos. Quando uma criança se interessar por determinado brinquedo, deverá tentar a troca com o dono, ou seja, trocar o brinquedo que trouxe pelo que quer levar para casa. Se não for de interesse das duas, a troca não irá acontecer, afinal, todos têm que ficar satisfeitos.
Vale trocar dois por um, vale a troca triangulada (João troca com Maria, que troca com Inês, que troca com João). A ideia é incentivar o diálogo entre as crianças. Para os pequetitos, vale a ajuda dos pais, porém, todos precisam entender que o mais importante não é o valor do brinquedo, mas o ato.
Quais brinquedos levar?
O brinquedo não precisa ser caro, importado, mas criativo e divertido! Que esteja em bom estado, sem faltar peças. Vale fantoche, bola, boneca, carrinho, bicho de pelúcia, jogos. Só não vale armas (revólver, espada, etc), afinal, nada de incentivar a violência, né?
Incentive também seu filho a levar brinquedos para doação. Fazer o bem só faz bem!
Onde?
Parque das Mangabeiras
Endereço: Av. José do Patrocínio Pontes, 580 -Mangabeiras - BH
Quando?
05/10, sábado, de 13 às 17h
“Quando uma criança sai do seu mundinho, descobre o entorno e percebe que vale a pena, sim, cuidar do que é de todo o mundo, além disso, fazer o outro feliz com um brinquedo que já foi seu ensina a dar valor ao que temos e a cuidar bem dos nossos bens, afinal alguém, um dia, brincará com eles"- Mônica Xavier, Instituto Alana
Fontes: Instituto Alana e Grupo de Estudos Consciência e Consumo
quinta-feira, 19 de setembro de 2013
Assinar:
Postagens (Atom)