Orientações para o período de adaptação
# Em nossa escola temos crianças em adaptação durante o ano todo em virtude de existir uma enorme lista de espera para se conseguir uma vaga. Sendo assim estas informações serão sempre úteis.
Um documento muito importante
Para que as professoras possam
atender melhor às necessidades de seu(sua)
filho(a), é importante que a Ficha de Informação sobre o Aluno (entregue
com a
matrícula) seja preenchida com
cuidado e integralmente, e devolvida para a escola.
Ela nos será extremamente útil
para sabermos mais coisas de cada um de nossos
novos alunos e podermos trocar
mais detalhes no encontro que faremos para discutir
o período de adaptação.
É bom conversar sobre a escola
Os pais podem e devem conversar
com os filhos sobre a nova escola, contando-lhes, inicialmente, sobre as
professoras e seus nomes, sobre as outras crianças, as
brincadeiras de parque, os
brinquedos, as histórias, etc., e, depois, interessando-se
pelos eventos vividos na classe -
perguntando sobre os acontecimentos do dia.
Não
devem, porém, criar falsas
expectativas nem demonstrar ansiedade e dúvida em
relação ao bem-estar da criança
na escola. Prometer coisas que não se tem certeza
de haver na classe, prevenir ou
perguntar sobre perigos imaginados como possíveis
no espaço físico e demonstrar
ansiedade acerca das relações afetivas são atitudes
que devem ser evitadas.
Momento da chegada à sala de aula
Desde os primeiros dias, as professoras
se organizam para receber seus alunos
da melhor maneira. Se não for
possível o atendimento imediato - por estarem, por
exemplo, acabando de receber
outras crianças que chegaram momentos antes ,
não se preocupe: aguarde um
momento, que logo uma das professoras irá recebê-
lo(a).
Quando alguma conversa mais
demorada junto às professoras for necessária,
mesmo que o assunto esteja
relacionado ao cotidiano, procure a coordenadora pedagógica, que comunicará sua
necessidade às professoras, em um momento mais apropriado.
A sala de aula é o espaço dos
alunos e das professoras, e a criança precisa
aprender sobre esse fato. Por
isso, os pais devem evitar entrar e permanecer na
classe, mesmo que sejam
solicitados pelos filhos. Os pais devem dizer, claramente,
que a classe é o local das
crianças e de suas professoras. Estas se encarregarão de
encaminhá-las para guardar
suas mochilas e dirigi-las às
atividades.
O tempo de espera
No período de adaptação, a Escola
disponibiliza um local para os pais
permanecerem, que deve ser
respeitado, mesmo quando o grupo estiver no parque.
Se a criança se afastar do grupo
e das professoras, é importante que o acompanhante da escola, vendo esse
movimento, encaminhe a criança para junto de seus colegas e de suas
professoras. No caso de a criança
precisar, por exemplo, ir ao banheiro ou beber
água e solicitar ao seu
acompanhante, este deverá indicar uma das professoras para
atendê-la.
Como o que está em jogo, neste
momento, é o estabelecimento de vínculos
de confiança entre o aluno e os
adultos que fazem parte do espaço escolar,
recomendamos que, embora mantendo
uma atitude carinhosa, não dispensem
muita atenção. Evitem colocar a
criança no colo ou começar brincadeiras com ela,
a fim de que ela possa
reaproximar-se do grupo e, conseqüentemente, envolver-se
nas situações propostas. Para
contribuir com esse processo, sugerimos que tragam
livros, revistas, jornais,
trabalhos manuais, etc., para que possam se entreter durante
o tempo de permanência na escola.
Os registros familiares
É grande e natural a curiosidade
para ver sua criança interagindo com os
colegas, os professores e os
brinquedos. No entanto, como isso pode perturbar a
dinâmica das novas relações do
convívio escolar, pedimos a compreensão de todos neste primeiro momento.
A franqueza, desde o início
As crianças são muito suscetíveis
ao não cumprimento de combinados. Procure ficar exatamente no lugar em que
disse a seu filho que estaria e avise as professoras,
caso precise sair para fazer um
lanche, telefonar, buscar alguma informação na
secretaria e etc. Os combinados que fizer com seus
filhos referentes ao
período de adaptação devem ser
comunicados às professoras na frente da criança.
Nunca deixe de cumpri-los,
sobretudo porque a professora será sua ”avalista” e não
pode ficar desacreditada pela
criança.
Os acompanhantes
A continuidade no acompanhamento
da criança tem mostrado ser importante
para uma adaptação mais tranqüila
e sem retrocessos.
É fundamental que a pessoa que
fará a adaptação seja a mesma durante todo
o processo, do primeiro dia até o
momento em que a criança aceitar ficar com as
professoras sem a presença de uma
pessoa familiar.
A experiência nos mostra que a
eventual troca de acompanhante traz
inconvenientes que, muitas vezes,
provocam o reinício ou o prolongamento do
período de adaptação.
Lembramos que, embora seja essa a
situação ideal, a adaptação não precisa
ser feita, necessariamente, pelos
pais, mas por qualquer adulto com quem a criança
tenha vínculos de confiança e
respeito, como irmãos adultos, tios, avós ou babás.
As dúvidas
Será que meu filho vai se
adaptar?
Para cada criança, o processo de
adaptação é único. Há crianças que, desde o
primeiro dia, ficam tranqüilas e
confiantes junto às professoras e, nos dias seguintes,
aceitam ficar algumas horas sem a
presença do acompanhante; algumas parecem
estar adaptadas logo no primeiro
dia, mas, nos dias que se seguem, “regridem” no
processo; outras resistem muito a
se “desgrudar” da pessoa conhecida, até que,
através da observação do que se
passa com as outras crianças, passam a acreditar
que podem estar bem no novo
ambiente; outras se dividem entre estar com seu
acompanhante em alguns momentos e
estar com seu grupo em outros; outras,
ainda, ficam com as professoras,
mas não aceitam que seus pais se afastem muito
do espaço em que estão.
Essas diferenças são normais, e a
tranqüilidade dos pais traz uma grande
contribuição nesse momento.
Os companheiros simbólicos
Trazer um objeto de casa pode ser
importante para a criança durante esse
período de adaptação. Chupetas,
ursinhos, brinquedos ou objetos queridos, muitas
vezes, auxiliam no processo. No
entanto, é aconselhável que esses objetos - nunca
mais do que dois, pelo menos
durante as primeiras semanas -, estejam sempre
marcados com o nome de seu dono,
não sejam de muito valor ou facilmente
quebráveis, nem tenham peças
pequenas, que possam ser perdidas com facilidade.
Aproveitamos para solicitar que
se co-responsabilizem em garantir que estes
objetos retornem com a criança,
pois, como os professores têm que cuidar de
muitos aspectos – pela
complexidade da situação – e estão pouco familiarizados
com os objetos de seus alunos,
este olhar do acompanhante para esta questão é
fundamental.
A adaptação ao espaço físico
Durante as primeiras semanas de
adaptação, podem ocorrer, sobretudo na
área externa, quedas e
machucados.
Como as crianças pequenas estão
conhecendo a área do parque da escola e
seu andar vai, aos poucos,
ganhando firmeza frente aos desafios que se apresentam,
é comum que, explorando os
ambientes, alguns alunos “ralem” o joelho, dêem
“encontrões”, etc. As professoras
estão habituadas a esses acontecimentos e, caso
ocorram, habilitadas a cuidar
adequadamente deles.
Os pertences pessoais
As mochilas – fornecidas pela
escola devem vir todos os dias. É importante que o conjunto de troca de roupas
seja verificado diariamente, pois pode haver necessidade de lavagem e
reposição. Vejam a lista de itens que devem constar desse conjunto.
• 1 cueca ou calcinha;
• 1 camiseta de manga curta;
• 1 shorts;
• 1 troca de calçado;
• 1 calça de moletom*;
• 1 casaco para frio*;
• 1 blusa de moletom*;
• 1 par de meias*.
(*) Outono, inverno e primavera.
A comunicação diária
Passado o primeiro mês de aula, e
na impossibilidade de se demorar na conversa
na porta da sala com a professora
do seu(sua) filho(a) todos os dias, comunique-se
por escrito, através da agenda ou
similar que a Escola apresentará no início das aulas.
A Coordenação Pedagógica e a Direção também estão disponíveis para esse
tipo de atendimento.
Bem-vindos à
UMEI Castelo!
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