Ao professor novato

Caro Professor, nosso trabalho parte de um eixo central, baseado nas Proposições Curriculares para a Educação Infantil da Rede PBH e identificado pelo professor no seu grupo de trabalho como um foco de interesse daquelas crianças. Com base nisso, define-se o Tema Gerador ou Projeto de trabalho de cada grupo. O planejamento do professor  então passa a transitar pelas várias áreas das Prop. Curric. para a EI, considerando esse o ponto de partida comum, que é definido coletivamente como Projeto Institucional do ano vigente. 
O brincar, a matemática, as ciências, as diversas linguagens e expressões são trabalhadas de forma que tenham significado e ampliem o conhecimento inicial.

As propostas de atividades buscam equilibrar os momentos de trabalho individual e de trabalho coletivo, em que propiciamos diferentes desafios de acordo com a faixa etária que você está trabalhando, também  exemplificada nas Proposições. (www.pbh.gov.br)
As oportunidades de escolha fazem parte de nossa rotina e são um importante exercício de autoconhecimento e autonomia. Identificar quem sou, do que gosto, em que me diferencio do outro, quais são as consequências do que escolhi são desafios propostos, gradualmente, pelos educadores.
O uso do termo "tia": nas UMEIs não utilizamos o termo "tia" para designar as professoras, cuidamos das crianças educando-as e somos forte referência afetiva e social e, portanto preservamos a nossa identidade de professor assim como das tias verdadeiras, que são de fato parentes das crianças. Ao explicarmos isso carinhosamente às crianças, elas mesmas transmitirão o informe aos pais.
Estamos a disposição  para esclarecimentos.

Visite o blog www.nojardimdainfancia.blogspot.com.br , para conhecer um pouco mais do nosso trabalho.

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