sexta-feira, 12 de junho de 2015

Livro: Afinal o que fazem os bebês no berçário?


Caio, Carlos, João Gabriel, João Pedro, Lara, Lara Cristina, Lucas e Miguel são crianças de poucos meses de idade, mas que estão longe de serem frágeis, incapazes ou imaturas. Como todos os bebês, eles são indivíduos de inúmeras competências, capazes de interagir e de aprender desde o seu nascimento, contanto que rodeados por pessoas que os acolham e os sustentem emocionalmente.
Acompanhe a narrativa de Paulo Fochi dentro do universo dos bebês que protagonizam esta obra. Por meio da abordagem da documentação pedagógica, o autor torna visíveis suas aprendizagens em contextos de vida coletiva: os primeiros passos, os encontros com os amigos, a descoberta do seu entorno. A partir de uma vivência prática e fundamentado nas ideias de importantes teóricos da educação infantil contemporânea, aponta caminhos metodológicos para a pesquisa, para a prática pedagógica e para a formação docente.
Paulo Fochi, Pedagogo, Especialista em Educação Infantil pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), Mestre em Educação na linha Estudos sobre Infância pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e doutorando em Educação na linha de Didática e Formação de professores pela Universidade de São Paulo (USP). Foi professor de crianças pequenas por mais de uma década e atualmente é professor do curso de pedagogia e coordenador da especialização em Educação Infantil da Unisinos. Atua como assessor de redes municipais de ensino e de escolas infantis, em projetos especiais e no desenvolvimento de produtos e conteúdos para crianças. Trabalhou em projeto de assessoramento técnico-pedagógico do MEC/UFRGS aos municípios do Rio Grande do Sul que aderiram ao programa Proinfância. Coordena o Observatório da Cultura Infantil (OBECI) e é autor do blog Catadores da Cultura Infantil. 
Postar um comentário