sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Minha professora do ano passado era mais legal!


Por Vânia Marincek
O início do ano letivo traz  consigo muitas mudanças para as crianças. Mesmo quando a Escola é a mesma, muita coisa muda de um ano para o outro: materiais, espaço, professores , colegas e, especialmente, as exigências.
Esse é um período de adaptação que as crianças enfrentam de diferentes formas. Umas passam a ignorar a professora do ano anterior, talvez como forma de “castigá-la por tê-los  abandonado”; outras ficam mais sensíveis e choram a toa, ou mais briguentas; outras ainda, se esforçam por se adaptar o mais rápido possível.
O fato é que as mudanças existem, especialmente à medida que as crianças vão crescendo e podendo dar conta de maiores responsabilidades. As exigências aumentam  e muitas vezes são sentidas pelas crianças, que expressam o que estão conseguindo captar dessas mudanças com afirmações do tipo “Essa professora é mais chata”,  “No ano passado era muito melhor porque  tinha mais parquinho”, “Na outra turma a gente fazia diferente”.
Impressões que se transformam com facilidade já no primeiro mês de aula. Em sala, quando esses comentários aparecem  deixamos que as crianças falem o que estão sentindo e vamos ajudando a localizar os incômodos das novas solicitações . Com isso, estamos ajudando os alunos a progressivamente passarem  a olhar para seu processo de aprendizagem de forma mais autônoma.A adaptação é um processo que exige tranquilidade e confiança, é necessário passar segurança para seu filho(a), de que a família confia ne escola que escolheu.
Um abraço , Equipe Pedagógica da UMEI Castelo. Fevereiro de 2011.

Nenhum comentário: