sexta-feira, 14 de março de 2014

Vem ler com a gente ... Veeemm!!


Passeando pela nossa "biblioteca", vamos encontrar muitos títulos interessantes e sugestivos dependendo do que se trabalha em sala, esses que selecionei são bem legais e dão uma boa roda de idéias!
O livro Eu Não Sou Como Os Outros, lançamento da Editora Ática, mostra que nem sempre elefantes são desastrados, aranhas são assustadoras e ursos são animais ferozes. Na obra, cada bicho tem a sua própria personalidade e não se incomoda de ter um comportamento diferente daquilo que é esperado para sua espécie. Ernesto, por exemplo, é um elefante muito cuidadoso. Já Antonieta é uma aranha muito acolhedora, enquanto o urso Veludo é um bicho muito meigo. 

Escrito pela francesa Janik Coat, o livro traz uma história de aceitação em uma linguagem indicada para crianças que estão em fase de aprendizagem, com frases simples, curtas e em ordem direta. O enredo apresenta situações inesperadas e alguns toques de informação sobre os animais que aparecem ao longo da história, ilustrados com traços contemporâneos e alegres. A tradução é de Tatiana Belinky, escritora brasileira famosa por ter adaptado O Sítio do Picapau Amarelo para a televisão, e que acaba de completar 90 anos 



Os três porquinhos pobres conta a história dos irmãos Sabugo, Salsicha e Lingüicinha. Sabugo, o mais velho, era preto. Salsicha, o porquinho do meio, era ruivo. O mais novo se chamava Lingüiçinha e era malhado. Os três dividiam o mesmo chiqueiro no quintal de uma casa muito pobre. Certa noite, com medo de ir parar no forno, decidem fugir.Os porquinhos vão parar na cidade e entram de fininho num cinema. Para alegria dos três irmãos, o filme que estava passando era Lobo Mau - As aventuras dos três leitõezinhos, de Walt Disney. Os porquinhos se põem a torcer pelos leitões, gritando e dando pinotes na sala de cinema. O público fica assustado e a confusão se instala.Os três porquinhos pobres saem correndo e, inspirados pelos heróis do filme, decidem viver grandes aventuras, mas acabam se metendo numa grande enrascada. Para sorte deles, conhecem uma compreensiva Menina do Chapeuzinho Verde, que os acolhe em sua casa.O livro brinca com clássicos das histórias infantis e traz o estilo inconfundível de Erico Verissimo, um dos mais importantes escritores da literatura brasileira, autor de O tempo e o vento, além das belas ilustrações de Eva Furnari.


A série As coisas que eu gosto apresenta situações prazerosas do cotidiano infantil - comer, tomar banho, brincar - retratadas em cenas simples, de modo que as crianças de 1 a 6 anos possam se identificar com os desenhos e entender, de forma intuitiva, algumas das emoções ... 


As crianças, desde pequenas, estão em contato e participam de situações que envolvem matemática (números, tamanhos, distâncias, quantidades) e propriedade dos objetos (pesado, alto frio... ). Essas noções são adquiridas naturalmente no cotidiano infantil. Por meio de imagens simples e criativas, a Coleção Unidunitê suscita questões sobre esses conhecimentos...
Autor: Alcy
Editora: Formato




2 comentários:

Daise Diniz disse...

São histórias muito boas para serem trabalhadas em sala de aula. A última, 1, 2, , 4; já fiz um trabalho muito legal com minha turma de 4 anos quando trabalhava na UMEI Padre Tarcísio. E os alunos adoraram.

Daise Diniz disse...

São histórias muito boas para serem trabalhadas em sala de aula. O último livro, 1, 2, 3, 4; já utilizei para fazer um trabalho muito legal com uma turma de 4 anos quando estava na UMEI Padre Tarcísio e os alunos adoraram.