
Esta Proposição Curricular estabelece para o trabalho na Educação Infantil
sete linguagens, que representam aqui as múltiplas linguagens que as crianças utilizam articuladamente:
Artes plásticas visuais, Linguagem corporal, Linguagem digital, Linguagem escrita, Linguagem musical, Linguagem matemática, Linguagem oral.
É imprescindível ressaltar que não há hierarquia entre as linguagens, todas são igualmente importantes na Educação Infantil.
À instituição educativa cabe organizar o espaço, o tempo e as rotinas que garantam às crianças vivenciar diversas atividades que levem a experimentar situações de diferentes linguagens, por meio das interações com o outro, adulto ou criança, com o meio e consigo mesma. E, ainda, “preservando momentos de aprendizagens individuais e coletivas, de socialização de decisões, de descobertas, de discussão de opiniões divergentes e enfrentamento de conflitos, assumindo-se, portanto, como um espaço de construção de identidades de sujeitos-aprendizes” (PROENÇA, 2003).
Assim, as instituições de Educação Infantil devem propor às crianças experiências centradas nesses eixos e linguagens que possibilitarão o desenvolvimento de algumas capacidades que serão apresentadas logo a seguir.
Lembramos que
as capacidades apontadas para serem desenvolvidas por meio das linguagens estão abertas ao enriquecimento, à investigação, à pesquisa, ao estudo, à complementação, ao aprofundamento, processos que devem orientar toda a prática pedagógica dos profissionais envolvidos na Educação Infantil.
In Proposições Curriculares para a EI.
2 comentários:
Muito bom o conteúdo, me ajudou a compreender as múltiplas linguagens na educação infantil. Obrigada
Otimo ,conteudo riquissimo me ajudou bastante no meu trabalho
Postar um comentário