quarta-feira, 24 de abril de 2013

Capacidades e Habilidades no Eixo 1- Construção de atitudes e valores 0 a 3 anos.

CAPACIDADES/HABILIDADES – 1º CICLO – CRIANÇA DE 0 A 3 ANOS EIXO 1 – Construção de atitudes e valores CAPACIDADES 1. Construir uma imagem positiva de si, ampliando a autoconfiança, identificando cada vez mais limitações e possibilidades e agindo de acordo com elas. 2. Identificar e enfrentar situações de conflitos, utilizando recursos pessoais, respeitando as outras crianças e adultos e exigindo reciprocidade. 3. Valorizar ações de cooperação e solidariedade, desenvolvendo atitudes de ajuda e colaboração e compartilhando vivências. 4. Adotar hábitos de autocuidado, valorizando atitudes relacionadas à higiene, alimentação, conforto, segurança, proteção do corpo e cuidado com a aparência. 5. Identificar e compreender a pertinência aos diversos grupos dos quais participa, respeitando regras básicas de convívio social e diversidade que os compõem. 6. Comunicar e expressar desejos, desagrados, necessidades, preferências e vontades em brincadeiras e atividades cotidianas. HABILIDADES 1. - Identificar algumas singularidades próprias e das pessoas com as quais convive no cotidiano em situações de interação. - Realizar pequenas ações cotidianas ao seu alcance para adquirir independência. - Conhecer a si mesma, suas habilidades e limitações. 2. - Selecionar as preferências, respeitando as preferências dos outros.- Interagir com o meio em situações cotidianas de forma consciente.- Relacionar-se com as pessoas e com o meio onde estão inseridas.- Valorizar suas conquistas e as dos outros, identificando e respeitando as limitações de ambos. 3. - Ter iniciativa para pedir ajuda nas situações em que isso se fizer necessário.- Interessar-se por situações que envolvam a relação com o outro.Ajudar os outros na realização de atividades. 4. - Reconhecer o próprio corpo e as diferentes sensações e ritmos que produz.- Identificar diferentes objetos utilizados na higiene.- Realizar a higiene das mãos com ajuda.- Expressar e manifestar desconforto relativo à presença de urina e fezes nas fraldas.- Interessar-se por desprender-se das fraldas e utilizar o vaso sanitário, sem auxílio.- Experimentar novos alimentos e comer sem ajuda.- Identificar situações de risco no ambiente mais próximo.- Ter cuidado com o corpo, com a prevenção de acidentes, e com a saúde de forma geral.- Valorizar atitudes relacionadas à saúde e ao bem-estar individual e coletivo. 5. - Respeitar as regras simples de convívio social.- Ser cooperativo com o grupo de convivência.- Posicionar-se nos processos de tomada de decisões.- Desenvolver valores sociais e culturais, valorizando o próprio contexto social.- Perceber-se como membro de uma coletividade.- Identificar pessoas da organização do ambiente escolar.- Saber diferenciar os diversos grupos sociais dos quais participa.- Identificar papéis sociais, existentes em seu grupo de convívio.- Conhecer as regras elementares do convívio social.- Respeitar a presença do outro em seu meio social.- Participar de atividades em grupo.- Conviver com os demais.- Elaborar e respeitar regras e combinados do grupo.- Perceber o sentido das regras.- Executar pequenas ordens.- Compartilhar o espaço.- Dividir materiais e brinquedos.- Controlar seu comportamento.- Cuidar de si. 6. - Expressar suas opiniões sem receio de errar.
Postar um comentário