quinta-feira, 31 de julho de 2014

A banana é obstipante?! A partir de hoje, não!

A banana é obstipante?! A partir de hoje, não!

Texto em português de Portugal.
 
Sabemos que quando algo não corre bem na alimentação da criança, reflecte-se algumas horas depois na fralda...Por isso mãmãs estejam atentas, sim senhora, e estabeleçam estratégias logo ao mais pequeno sinal de alarme!
A natureza é sábia e disso nunca duvidámos por isso na hora de decidir o que vamos dar para comer, lembrem-se sempre: BANANA!
Este fruto, altamente rico em potássio, mineral fundamental para estimular as funções nervosas e musculares, é um dos primeiros frutos que o bébé pode comer. Mas como é possível, se provoca obstipação nos frágeis seres?? Pensam as mamãs...
 
Quando está pouco madura, a parte central da banana (veio escuro) é indigerível pelo intestino delgado acabando por fermentar no intestino grosso, provocando gases e obstipação. Resultado: ideal para casos de DIARREIA. No entanto, com o amadurecimento, o amido converte-se em açúcar, tornado a banana bastante digerível, facilitando o trânsito do tracto intestinal. Resultado: ideal para casos de OBSTIPAÇÃO.
Por isso, caras mãmãs, a dificuldade agora é mesmo arranjar rapidamente bananas maduras se o filhote está obstipado. Nada mais simples: colocar as bananas junto de maçãs que amadurecem qualquer fruta em redor ou, no pior caso, retirar o veio central da banana pouco madura.
Por último queria ainda deixar outra dica: este fruto é fundamental para fazer um excelente batido, ajuda a ligar a restante fruta com o leite. Sim porque um dia destes tenho que vir aqui falar em alternativas ao leite...
Por isso, banana para bebés pequeninos sim, mas madura, combinado? Isto se estiver tudo normal. E já agora mais uma mensagem: se a criança rejeitou este fruto, das primeiras vezes que provou, ou até se fez alergias isso não quer dizer que não possa, e deva ser dado mais tarde. Peçam orientação ao pediatra da próxima vez que forem à consulta! 

Nenhum comentário: