quarta-feira, 13 de agosto de 2014

Dermatite de fralda. O que é ?

DERMATITE DE FRALDA


Você sabe o que é dermatite de fraldas? Ao contrário do que o nome sugere não se trata de uma alergia às fraldas e por isso atualmente prefere-se utilizar a denominação “dermatite da área das fraldas”.
Como dito anteriormente, ela não é uma alergia às fraldas e por isso não é necessária a mudança do tipo/marca da fralda. A dermatite da área das fraldas é uma irritação da pele provocada por substâncias químicas presentes nas fezes e na urina.
Clinicamente caracteriza-se por uma vermelhidão da pele no local coberto pelas fraldas, podendo haver também vesículas e “bolinhas” na pele.
Em alguns casos há uma leve descamação e é importante lembrar que o acometimento fica restrito às regiões que estão cobertas pela fralda.
Em alguns casos essa dermatite é acompanhada por uma infecção fúngica (p. ex: candidíase) ou bacteriana, e nesses casos é necessário o uso de antibióticos ou de antifúngicos, no local.
Sendo assim, é sempre recomendável que, na vigência de um quadro de dermatite na área das fraldas, se leve a criança ao médico para um diagnóstico correto e para se saber qual o tratamento mais indicado.
O tratamento consiste na higienização do local, evitando-se o uso de lenços umedecidos, pois estes podem irritar a pele já inflamada. É preferível limpar a area com água morna e sem atritar muito a região. O uso tópico de corticóides muitas vezes é indicado, porém por poucos dias. Já o uso de antifúngicos ou de antibióticos só é recomendado para os casos em que haja infecção secundária.
Como prevenção, recomenda-se a troca frequente das fraldas (evitar deixar a criança molhada por muito tempo) e o uso de pomadas ou cremes após a higienização do local. Tais produtos agem como uma barreira, evitando o contato da pele com a urina e com as fezes da criança.
Outra medida que ajuda a evitar a dermatite da área das fraldas é deixar a criança por alguns minutos sem fralda e exposta ao sol.

Por: Dr. Beni M. Grinblat - Dermatologista


Nenhum comentário: